O aprendizado e a vida estão intimamente ligados, uma vez que ela será um constante acúmulo de conhecimento e também de aplição. Acumulamos uma carga enorme de informação, e, infelizmente boa parte dela simplesmente desaparece, não pela inutilidade, mas por não ser valorizada. Desse modo, as lições aprendidas deixam de ser aplicadas.
Assim que nascemos, sedentos pela descoberta do mundo, criamos as fantasias, vivemos as desilusões, embora durante toda nossa vida lutamos pela verdade, mesmo quando esta nos é negada, ou sabendo que tantos foram perdidos em seu nome.
Durante todo o curso da História, dezenas de teóricos, políticos e filósofos deram diversas interpretações à palavra liberdade. Passamos pelos regimes monárquicos, totalitários e democratas. Nosso país tornou-se "independente", depois uma República, passou por revoluções, ditaduras, até chegar no estado atual.
Nossos pais libertaram-nos das garras da ditadura, o sonho da liberade alçava vôo, no entanto, como se fosse uma porção de lixo, não valorizamos esse espírito, essa atitude, e nos deixamos dominar pelas elites, e como se fosse um brinquedo antigo. Trocamo-la por uma quinquilharia importada. Hoje nos preocupamos em votar no menos pior. "Não há problema em ser dominado desde que não mexam em nossa conta bancária" , é oque pensamos.
Para termos uma sociedade livre e cooperativa, sem autoridades inescrupulosas, não deixemos de recordar o passado. Como fomos dominados e como nos libertamos. Valorizemos o conhecimento, o pleno entedimento do funcionamento da atual sociedade, a dominação das massas pelas elites; fornecendo o conforto enquanto retiram sua autonomia.
Portanto, devemos ensinar à futura geração o valor do passado, pois assim não se deixarão dominar como nós permitimos. O conhecimento é a trilha para uma sociedade livre. O conhecimento de que é possível viver sem uma autoridade, sem um carrasco à nossa espreita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário