21.4.08

Noel Rosa


Noel nasceu de um parto difícil em que o uso do fórceps pelo médico causou-lhe um afundamento da mandíbula que o marcou por toda a vida. Criado no bairro carioca de Vila Isabel, filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel era de família de classe média, tendo estudado no tradicional Colégio São Bento de 1913 a 1918.

Aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música - e pela atenção que ela lhe proporcionava. Logo, passou ao violão e cedo tornou-se figura conhecida da boemia carioca.

Entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo o projeto de estudar mostrou-se pouco atraente diante da vida de artista, em meio ao samba e noitadas regadas à cerveja

Faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel no ano de 1937, aos 26 anos, em conseqüência da doença que o perseguia desde sempre.

mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Noel_Rosa

Esse é um apegado que eu fiz de algumas músicas do poeta da vila. Todas são, pelo menos eu acho, gravações originais. Tem até os chiadinhos do vinil.
As músicas:
-Conversa de Botequim
-Por causa da hora
-Gago apaixonado
-Retiro da saudade
-Mulato Bamba
-João Ninguém
-Dama do Cabaré
-Positivismo
-Qual foi o mal que te fiz
-Com que roupa
-Feitiço da vila
-Jura



2 comentários:

Luma Rosa disse...

Gosta do Noel Rosa!! Parabéns!! Uns dos que dignificaram a nossa música.
vim lhe dar os parabéns pelo video que vi postado lá no J.Rox
Beijus

sacodefilo disse...

Gustavo,

Muito bom. Cara, você é novo, mas tem um gosto musical de gente grande. Bom, então, eu vou te sugerir algo que vai afinar com seu gosto. Consiga (em português)Lupicínio Rodrigues, (em francês) Mireille Mathieu e (em inglês) Ella Fitzgerald...
Depois me diz...