7.7.08

Concretista


Concretismo é um movimento vanguardista surgido em 1950, inicialmente na música e depois passando para a poesia e artes plásticas.

Defendia a racionalidade e rejeitava o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. Nas obras surgidas no movimento, não há intimismo nem preocupação com o tema, seu intuito é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.

Durante a década de 1960, poetas e músicos do movimento passam a se envolver em temas sociais, geralmente sem influência na obra, sendo somente uma ligação pessoal. As obras passam a ser mais e mais preocupadas com a inovação da linguagem. A poesia concreta tem em Vladimir Mayakovsky um grande expoente; o poeta russo afirmava que não há arte revolucionária sem forma revolucionária.

Via wikipedia

O poema a seguir tem a tal preocupação com o tema, então não sei se encaixa no concretismo, terei de fundar o neo-concretismo?

5 comentários:

sacodefilo disse...

Não é bem concretista na acepção mais básica da palavra e da corrente literária. Acho que você vai ter que fundar uma nova corrente... rs Eis a oportunidade.
Mas, como sempre, ficou muito criativo.

Abraços.

P.S.: recebi os quadrinhos. Ficou muito legal, Gustava e o seu traço é muito bom. Tem personalidade. Parabéns.

Ah sim.. tem gente que diz que eu escrevo como mesmo ritmo do Veríssimo. Encaro isso como um elogio, pois eu o adoro. Passei boa parte da minha vida lendo o texto dele, daí, talvez, a influência.

Anônimo disse...

prefiro o dadaísmo

=}


hail, farrista.

Crika disse...

Gostei do poema, Gustavo. Os versos escondidos conferiram ao poema um caráter lúdico. ^^ Muito interessante!

Lucas Fernandes disse...

Gustavo,

Gostaria de te agradecer primeiramente pelo comentário que deixou há alguns dias no Sem Fronteiras.

Bem, a arte abaixo é concretista sim. Devo discordar do Marcelo. Ela segue a linha de Antunes & Cia, misturando recursos visuais com a palavra. É a arte sobre a arte, a reprodução do movimento ou o simples falar por falar.

Passarei aqui mais vezes!
___________________________________
http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

Bárbara disse...

Guh! estava eu pesquisando na internet para fazer um seminário sobre os anos 50 e ao pesquisar sobre a literatura da época e o concretismo eis que o seu blog aparece e entro sem saber! Você está fazendo um ótimo trabalho! Valeu pela imagem! kk
bjooo