6.8.08

Escultura



Não teria como começar de outro jeito, senão, já me explicar dizendo que sou iniciante nessas coisas de escultura. Mas sempre tive vontade de fazer algo parecido com figuras de ação, uma noite então, resolvi fazer algo simples: um orc de durepoxi.
(Clique nas imagens caso queira aumentá-las)

Caso você, caro leitor, queira tentar em casa, eu mostrarei as etapas e materiais necessários.

Para começar:
-durepoxi suficiente para o que quiser fazer, no meu caso, foi 1/4 da caixa, ou menos.
-uma espátula larga e chata
-um clipes aberto
-palitos de dente
-base de isopor
-pote com água



Comece moldando uma bola de durepoxi no formato de uma cabeça, ou então de um ovo. Note que trabalhar com o durepoxi na mão é impossível, pois ele se deforma facilmente com qualquer pressão, para isso servirão os palitos de dente e o isopor, espete dois palitos na cabeça e depois no isopor, de modo que esta fique firme na base. Complete o pescoço colocando mais durepoxi em volta dos palitos.


Como era a primeira vez, eu vacilei, mas é melhor esperar que esta cabeça seque bastante até começar a moldar, pois pode acontecer dos palitos atravessarem a estrutura assi mcomo aconteceu comigo. (Note os palitos saindo por cima da cabeça)


O processo para moldar é simples, para amassar, achatar e cortar, usa e espátula, furar e marcar, o clipes. Sempre que trabalhar com a espátula, molhe-a antes de tudo, isso facilita o alisamento da figura depois da modificação.

Não mostrarei como fazer o rosto pois não acho que tenha feito do melhor jeito. Mas saiba que não é tão difícil.

Dica: Se quando fizer a boca desejar mantê-la aberta, (por que a tendência será a de ela fechar) basta colocar uma pequena bolinha moldada lá dentro, com isso já terá até uma língua garantida.


Depois que terminar, espere 24 horas para secar completamente, passe uma base de tinta preta, eu passei nanquim, por secar rápido e já ter aqui em casa.

Por hoje é só, depois vem o acabamento, com a pintura.

2 comentários:

Victória D. disse...

Caramba! Ficou legal e parecido. Adorei. Hahaha.
Quero muito ver o resultado, com o acabamento.
Aquilo ali ao lado, é um braço?


Beijo.

Crika disse...

Wow! Estou surpresa com seu trabalho! o.O Já mexi com durepoxi e sei que não é nada fácil! =/ Vc é um artista mesmo, Gustavo. ^^ Parabéns!
Ah, e obrigada pelo banner.

Beijos