4.6.08

Carnaval de quadrinhos das quartas #17 Artistas nacionais

Emir Lima Ribeiro nasceu em João Pessoa, em 7 de abril de 1959 e é um ótimo exemplo de cartunista brasileiro. Começou com os quadrinhos ainda cedo, 7-8 anos, fazendo histórias para amigos e familiares. Em 1973, com apenas 14 anos, já tinha criado sua obra prima, a heróina Velta, publicada no jornal mural O Comunicador, do Colégio Estadual de Jaguaribe.

Já publicava em jornais estaduais no ano de 75. Em 1978 passou a editar revistas por conta própria e colocá-las nas bancas de três estados nordestinos. Editou cerca de quinze revistas independentes, sendo o mais recente o álbum 25 anos de Velta (1998).

No decorrer da carreira, participou de várias exposições em João Pessoa, PB, em outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, e na França. Entre 1985 e 1991, publicou diversos trabalhos da linha erótica e terror em editoras de São Paulo, como Press/Maciota, Nova Sampa e ICEA.

Em 1993 começou a fazer trabalhos para editoras dos Estados Unidos em personagens conhecidos como O Incrível Hulk e Os Vingadores, ou pouco conhecidos como Glory, Avengelyne, Prophet e Os Protetores.

Publicou história colorida de Velta na revista Metal Pesado #6 e, ultimamente, teve uma revista formatinho com Velta, lançada pela editora Escala (2002), o álbum Velta contra o Devorador (Editora Opera Graphica, 2002), o livro História da Paraíba em Quadrinhos (independente, 2003) e o outro álbum 30 anos de Velta (Opera Graphica, 2003).

Criou diversos personagens, entre eles Velta, o índio Itabira, a andróide Nova e O Homem de Preto.

Aqui um trecho da entrevista dada ao Farrazine #5

Farrazine- O que você acha do mercado brasileiro para HQs nacionais? Melhorou? Piorou em relação ao passado?
Emir- Piorou e muito. Antes havia editoras menores publicando material nacional, ou então jornais publicando tiras diárias e páginas semanais. Hoje, não há nada disso, e as dificuldades encontradas para se publicar são bem maiores. Enfim, o quadro é negro e o mercado de
quadrinhos brasileiro é inexistente.

Site oficial: http://www.emirribeiro.com.br/



Fizeram parte desta edição do Carnaval de quadrinhos das quartas:

Toca do Calango - Edgar Vasques
  • NewsErrado - Caco Galhardo
  • Blog do Hiroshi - Maurício de Sousa
  • Blog do Gusta - Emir Ribeiro
  • Quadrideko - Watson Portela
  • Um comentário:

    Calango 74 disse...

    Ótimo post! Não conhecia Emir Ribeiro!